CFP Conselho Federal de Psicologia

CRP Conselho Regional de Psicologia

CÓDIGO DE   ÉTICA DO PSICÓLOGO

LEI

RESOLUÇÃO

011/2012

Responsável Técnico - Claudinei Krepski
                       CRP 06/151302

Orientação Psicológica Online

O que significa?

   A Orientação Psicológica On-line é um serviço oferecido pelo psicólogo, cujo profissional possui um cadastro juntamente ao seu Conselho Regional de Psicologia (CRP), em meu caso é 14ª. Região, a fim de exercer regularmente a profissão. Esta exigência é legal e necessária, uma vez que a inscrição habilita ao exercício profissional, viabilizando as prerrogativas previstas na Lei que regulamenta a respectiva profissão.

   Ressalta-se que segundo Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o), é dever da(o) psicóloga(o) respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, mantendo o sigilo, porém o meio eletrônico possui vulnerabilidades que independem da conduta profissional do psicólogo.

 

    A internet não é um meio totalmente seguro. Por isso, é fundamental que o cliente mantenha seu antivírus ativado e sempre atualizado, certificando-se da segurança de seu equipamento, evitando o uso de computadores públicos.

   A orientação Psicológica online é uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia, de acordo com a Resolução Nº 011/2012  e os profissionais que a praticam devem obedecer ao Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Considera-se uma opção eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtendo assim uma posterior devolutiva por parte de um profissional de Psicologia, neste caso, o psicólogo por meio online.

 

  Este serviço oferecido pelo psicólogo mediada por Computador é um processo focal, em situações nas quais a pessoa precise de suporte para lidar com problemas emergentes, tais como crises agudas de ansiedade, conflitos emocionais ou enfrentamento de situações de perdas, conflitos de relacionamento afetivo-amoroso ou falecimento de ente querido entre outros.

 

   Dependendo das queixas, as pessoas podem procurar uma orientação psicológica on-line para externar um problema situacional ou permanente a um profissional capacitado e tecnicamente preparado sobre a(s) questão(ões) apresentada(s) no intuito de promover o autoconhecimento e até a mudança de comportamentos diante da situação vivenciada.

 

  • IMPORTANTE:


 A Orientação Psicológica Online de forma alguma substitui o modelo de Psicoterapia Presencial. Conforme citado acima, a Orientação Online trabalha questões pontuais e focais. Os casos que necessitam de acompanhamento por mais tempo necessitam serem encaminhados para psicoterapia em consultório.